Ferramentas de Marketing Digital

Olá, vamos abordar neste post algumas das principais ferramentas que auxiliam o dia-a-dia de profissionais e especialistas em Marketing Digital.

Se você não leu os posts Entenda o que é Marketing Digital, aconselho que leia. Pois o conteúdo segue de uma sequência de aprendizado. Após entender o que é marketing digital, leia os Conceitos do Marketing Digital e também Tipos de Marketing Digital. Se você já seguiu essa sequência, bora pra leitura! 😉

Trabalhar com marketing digital é uma tarefa que exige muito conhecimento técnico e paciência, pois trata-se de uma demanda de processos a serem seguidos. São muitos os detalhes que levam a aplicar um bom marketing digital e conquistar resultados.

As ferramentas que vamos citar são muito utilzadas em agências e também por profissionais freelance, pois com as ferramentas, os especialistas agilizam e aumentam sua produtividade, além de manter seus projetos sempre organizados.

E, para ajudar você a avaliar quais ferramentas fazem mais sentido para a sua realidade, vamos apresentar neste post 9 tipos de ferramentas de Marketing Digital mais utilizados pelas agências digitais brasileiras, segundo a pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências, que foi lançada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content e contou com a participação de 428 respondentes de todo o Brasil.

Dentre os entrevistados, 98,8% utilizam ao menos uma ferramenta de Marketing Digital. Vamos descobrir quais são as principais categorias de ferramentas utilizadas?

Análise

Uma das revelações da pesquisa é o fato de as ferramentas de análise de marketing serem as mais utilizadas pelas agências brasileiras (94,6%). Os relatórios oferecidos por essas plataformas facilitam a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site (quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, dentre outras).

Com esses dados em mãos, a agência consegue mapear quais estratégias têm funcionado para atrair e manter audiência.

Automação de Marketing

Na pesquisa realizada, 64,3% das agências apontaram que utilizam alguma plataforma de automação de marketing.

Esse tipo de ferramenta concentra todas as funções principais pelas quais a área de Marketing Digital é responsável. Com ferramentas de automação você pode fazer uma gestão mais inteligente dos Leads, criar fluxos de emails, agendar interações com o público em redes sociais, entre outras funções que facilitam o dia a dia do profissional da agência.

Content Management System (CMS)

Utilizando um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (Content Management System, ou CMS) você consegue criar textos, anexar fotos e vídeos, editar materiais e fazer as publicações. Com essa ferramenta, é possível ainda modificar e atualizar o que já foi publicado.

Os resultados da pesquisa mostram que 76,9% das agências adotam uma ferramenta de CMS.

Email Marketing

No Marketing Digital, um dos grandes segredos do sucesso é a construção de um bom relacionamento com seus Leads. Para a nutrição dessa base de dados com conteúdos ricos, as ferramentas de Email Marketing são essenciais.

De acordo com a pesquisa, 88,6% das agências utilizam ferramentas de Email Marketing.

Landing Pages

As ferramentas de criação de Landing Pages são mais um dos pontos estratégicos das ações de Marketing Digital, com o objetivo bem definido de possibilitar uma conversão desejada para seu negócio. Em troca de uma oferta (conteúdo, pedido de contato), o visitante preenche um formulário na Landing Page com seus dados e se torna um Lead.

A partir desse momento, ele poderá ser nutrido com conteúdos interessantes e informativos até se tornar uma oportunidade e estar pronto para o momento de venda. A pesquisa apontou que 63,3% das agências adotam ferramentas de criação de Landing Pages.

Monitoramento de Mídias Sociais

Para aproveitar ainda mais o potencial de mídias como Facebook, Twitter e Instagram, torna-se essencial buscar indicadores para nortear as próximas ações. Com um software de monitoramento de redes sociais em mãos, a equipe de marketing consegue otimizar diversas ações, como pré-agendar postagens e acompanhar em tempo real todas as menções à marca nas mídias sociais.

Mas, ainda que as agências reconheçam a importância de ter uma boa presença nas redes sociais, a pesquisa aponta que somente 61% das agências entrevistadas adotam ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

Plataforma de Gestão de Conteúdo

O conteúdo é o combustível que vai mover toda a engrenagem do Marketing Digital. É por meio de materiais educativos, eBooks, infográficos e vídeos que conseguimos atrair visitantes para o site e manter um bom relacionamento com essas pessoas.

A partir da utilização das ferramentas de gestão de conteúdo, é possível garantir atualizações periódicas dos canais de comunicação da agência de maneira efetiva. A pesquisa aponta que 41,4% das agências adotam ferramentas de gestão de conteúdo.

SEO, Otimização de Projetos

Para conquistar os primeiros lugares nos mecanismos de busca, é essencial otimizar páginas e conteúdos com base em técnicas de Search Engine Optimization (SEO). As ferramentas de SEO abordadas na pesquisa TechTrends apresentam as mais variadas funções, desde o auxílio em pesquisas de palavras-chave até a otimização de websites por meio de plugins e análises.

A pesquisa apontou que 79% das agências utilizam ferramentas de SEO.

Teste A/B

A realização de testes A/B é muito válida para que a empresa consiga identificar as abordagens que funcionam melhor para sua realidade.

No teste, são criadas duas versões de uma página com diferenças em determinados elementos (como layout, cor e texto) e o tráfego é dividido entre elas. Em seguida, é feita a avaliação de qual apresenta maior taxa de conversão.

A pesquisa apontou que 49,5% das agências utilizam ferramentas para teste A/B.

Conclusão

Trechos deste post sobre as ferramentas para marketing digital foram retirados da pesquisa TechTrends: Benchmarking de ferramentas para agências de 2018, junto com o blog Resultados Digitais.

Espero que tenha gostado da leitura sobre as ferramentas do marketing digital.

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